quinta-feira, 2 de novembro de 2017

A GRATIDÃO DAS ALMAS DO PURGATÓRIO POR AQUELES QUE AS AJUDAM

Caros filhos,

Salve Maria!
Essas  histórias pias abaixo, muito nos ajudarão na devoção às santas almas. Somos responsáveis por elas. Elas já não tem mais o tempo, nem os méritos, mas nós temos a ambos, portanto trabalhemos em abrir-lhes as portas do paraíso o mais rápido possível.

Pe. Marcélo Tenório



O que fazem as almas benditas por aqueles que as ajudam.

São Alfonso Maria Ligorio dizia que, ainda que as santas Almas não podem já lograr méritos para si mesmas, podem obter para nós grandes graças. 
Não são formalmente falando, intercessores, como o são os Santos, mas através da doce Providência de Deus, podem obter para nós assombrosos favores e livrar-nos dos demônios, enfermidades e perigos de toda classe. 
Está mais além de toda duvida, como já temos dito, que nos devolvem milhões de vezes cada coisa que façamos por eles. 
Os seguintes feitos, um dos poucos de todos os que poderíamos mencionar, são suficientes para mostrar quão poderosas e generosas amigas são estas Almas. 
Como uma menina encontrou a sua mãe: 
Uma pobre menina empregada na França chamada Jeanne Marie escutou uma vez um sermão sobre as Santas Almas, o qual deixou uma impressão indelevel em seu mente. 
Foi profundamente movida pelo pensamento do intenso e incessante sofrimento que suportavam as pobres Almas, e se horrorizava ao ver quão cruelmente eram esquecidas e deixadas de lado por seus amigos da Terra. 
Outra coisa que a impressionou profundamente é ouvir que há muitas almas que estão tão perto de seu libertação, que uma só Missa seria suficiente para elas; mas que são retidas largo tempo, até anos, apenas porque este último e necessário sufrágio foi esquecido ou negado! Com uma fé simples, Jeanne Marie resolveu que, custasse o que custasse, ela teria uma Missa pelas Pobres Almas cada mês, especialmente pelas mais próximas ao Céu . 
Ela ganhava pouco, e a vezes com dificuldade, mas nunca falou em sua promessa. 
Em uma ocasião foi a Paris com sua patroa, e a menina caiu enferma. 
Pelo qual se viu obrigada a ir ao Hospital. 
Desafortunadamente, a enfermidade precisou de longo tratamento, e sua patroa teve que regressar para casa, desejando que sua empregada logo se reunisse com ela. 
Quando ao final a pobre empregada pode deixar o hospital, e ali havia deixado todos os seus recursos, de maneira que apenas lhe restava na mão um franco. 
Que fazer ? Aonde ir? De repente, um pensamento cruzou sua mente e se lembrou que não havia oferecido esse mês uma Missa em favor das Pobres Almas. 
Mas tinha apenas um franco! Apenas lhe bastaria para comer. 
Como tinha confiança que as Almas do Purgatório lhe ajudariam, foi até uma Igreja e pediu para falar com um sacerdote, para que ofereça uma Missa, em favor das Almas do Purgatório. 
Ele aceitou, ainda que jamais imaginasse que a modesta soma que a menina ofereceu era o único dinheiro que a pobre menina possuia. 
Ao terminar o Santo Sacrifício, nossa heroína deixou a Igreja. 
Uma certa tristeza nublou seu rosto, e se sentiu totalmente perplexa. 
Um jovem cavaleiro, tocado por sua evidente decepção, lhe perguntou se tinha algum problema e se podia ajudá-la. 
Ela lhe contou sua historia brevemente, e finalizou dizendo quanto desejava trabalhar. 
De alguma maneira se sentiu consolada pela forma com que o jovem a escutava, e recobrou a confiança. 
“Será um prazer ajudar-te” disse.” Conheço uma dama que neste momento está buscando uma servente. 
Vem comigo”. 
e dito isto lhe guiou até uma casa não muito longe e lhe pediu que ela tocasse o sino, asegurando-lhe que encontraria trabalho. 
Em resposta ao toque de sino, a dama da casa abriu ela mesma a porta e perguntou a Jeanne Marie que queria. 
“madame” disse ela, “Me disseram que você está buscando uma empregada. 
Não tenho trabalho e me agradaria ter o posto”. 
A dama estava perplexa e replicou: “Quem poderia haver dito que necessitava de uma empregada? Faz apenas um par de minutos que acabo de despedir a que tinha, acaso te encontrou com ela?” “Não, Madame, a pessoa que me informou que você necessitava de uma empregada foi um jovem cavaleiro”. 
“Impossível!, exclamou a Senhora, “Nenhum jovem, de fato ninguém, poderia saber que necessitava de uma empregada”. 
“Mas madame”, disse a menina, apontando um quadro na parede” esse é o homem que me disse”. 
“Não, minha menina, esse é meu único filho, que é morto a mais de um ano! “Morto , não” assegurou a menina,” foi o que me trouxe até aqui, e ainda me guiou até a porta. 
Vi a cicatriz na fronte. 
O reconheceria onde fosse”. 
Logo, lhe contou toda a historia, com seu último franco, e de como ela obtinha Missas pelas Santas Almas, especialmente pelas mais próximas ao Céu . 
Convencida ao final da veracidade da historia de Jeanne Marie, a dama a recebeu com os braços abertos.
“Vem, mas não como minha empregada, mas como minha querida filha. 
Tu tens enviado a meu queridíssimo filho ao Céu . 
Não tenho duvida que ele foi o que te trouxe a mim”.  ler...