sexta-feira, 11 de março de 2016

Missa pontifical em São Paulol foi celebrada por sua excelência reverendíssima dom Fernando Areas Rifan

Missa pontifical em São Paulo.

Por Movimento Litúrgico – No dia 09 de fevereiro celebrou-se, na igreja da Ordem Terceira do Carmo, região central de São Paulo, uma solene missa pontifical pelos 10 anos de celebração da Forma Extraordinária do Rito Romano na cidade.
Dom Fernando Areas Rifan, tendo como diácono o padre José Henrique e subdiácono o padre Jefferson Pimenta.
D. Fernando Rifan, tendo como diácono pe. José Henrique e subdiácono pe. Jefferson Pimenta.
A missa pontifical foi celebrada por sua excelência reverendíssima dom Fernando Areas Rifan, tendo como diácono o padre José Henrique e subdiácono o padre Jefferson Pimenta. Também esteve presente, em capa, o padre Jonas Lisboa.
Esta missa pontifical, a primeira nesta igreja em pelo menos 45 anos, tendo um número grande de fiéis presentes foi assombrosamente bela. O coro, usando o Kyriale “de Angelis”, mesclou também partes em vernáculo e cantos repletos de sobriedade e piedade.
Na homilia, dom Fernando lembrou que é com grande alegria que há 10 anos se celebra a Santa Missa na Forma Extraordinária na cidade pela Administração Apostólica, atualmente na Capela de Santa Luzia (rua Tabatinguera). Igualmente, o bispo nos lembrou que visitou o Santo Padre por esses dias e que o papa Francisco não apenas o reconheceu, como ficou feliz pelo trabalho da Administração, lembrando algo muito importante: o Santo Padre apenas teme que se instrumentalize e ideologize o Vetus Ordo. Dom Fernando, em sua sabedoria concordou, lembrando que somos católicos com toda a Igreja, guardando a Forma Extraordinária como uma riqueza que é para todos. Depois, sobre o Evangelho, nos pediu calma e paciência, porque só saberemos depois de morrermos se fomos cizânia ou trigo.
Por fim, cantou-se um Te Deum em agradecimento.
Enfim, os 10 anos da Forma Extraordinária em São Paulo foram, na verdade, um imenso presente para toda a Igreja ali presente!
Que venham outras!
As fotos [ver aqui] são cortesia do fotógrafo Raul Narevicius, que pode ser encontrado aqui.