domingo, 20 de abril de 2014

Um arcebispo deu nome ao desastre litúrgico actual: As igrejas se transformaram em mercados. As mesas de comunhão e a reverência foram destruídas

 



Arcebispo Buti Joseph Tlhagale de Johannesburg
Arcebispo Buti Joseph Tlhagale

(kreuz.net, Johannesburg) O Arcebispo Buti Joseph Tlhagale (61) de Johannesburg está horrorizado com o comportamento dos fiéis com relação ao Santíssimo, conforme disse em seu sermão na Quarta-feira Santa.

Alguns católicos não demonstram fé alguma na presença real de Cristo – enfatizou o prelado.

Muitos não fazem o sinal da cruz com água benta ao entrar na igreja e não se ajoelham em frente de Cristo no Sacrário – nem uma genuflexão sequer.

Como uma praça de mercado

O Arcebispo Tlaghale criticou ainda a destruição de muitas mesas de comunhão. Assim, os fiéis não são mais convidados a ajoelhar para receber a Comunhão.

“As nossas igrejas são como que praças de mercado antes e depois das missas – em parte porque colocamos o Sacrário em um espaço separado ou simplesmente porque perdemos o sentido da presença do sagrado. Abandonamos o silêncio e a atmosfera devota nas igrejas.”

Mons. Tlaghale recomenda a recolocação do Sacrário no centro da igreja, bem como a renovação da prática das genuflexões e do silêncio.

Chicletes durante a Missa

Em seu sermão, o Arcebispo elogiou os padres que rezam com os acólitos antes e depois das missas.

O clero também deve fomentar a adoração e disseminar os documentos eclesiais sobre a Eucaristia.

“O Direito Canônico exige jejum de uma hora antes de receber a Comunhão. Chiclete durante a missa é algo simplesmente repugnante.”

Com o Santíssimo no supermercado

O Arcebispo criticou ainda a [forma de] administração da comunhão aos doentes. As hóstias consagradas seriam dadas a leigos.

Vocês sabem como é, ocasionalmente, eles param a caminho do doente para fofocar com amigos: “de vez em quando, eles fazem umas comprinhas antes de ir para a casa do doente.”

Para alguns também não seria incomum levar o Santíssimo para casa devido à ausência do doente e o fato da igreja estar fechada no caminho de volta.
Fonte:fratres in unum