sábado, 22 de maio de 2010

22 de maio - Memória de Santa Rita de Cássia

 

"Certamente Rita nunca soube ler bem, nem escrever, como aconteceu a Santa Catarina de Sena. E, como a virgem de Sena, porque havia de tratar com os Pontífices e altos prelados a respeito dos mais elevados interesses da Igreja, obteve da Santa Virgem a graça de escrever em sua graciosa e pura língua materna. Rita preferiu um único livro: o Crucifixo."


(DE MARCHI, L., Santa Rita de Cássia, pp.19-20, Ed.Paulinas, São Paulo, 1979)

--------------------

A linguagem do Crucifixo, que boa parte do mundo esqueceu e, por isso, não encontra a verdadeira felicidade.

Santa Rita, sem dúvida é um exemplo pras famílias, pras filhas, esposas e religiosas.

Pras famílias e pras filhas, devido a obediência aos pais, casando-se mesmo contra sua vontade, que era a de se unir ao Senhor Jesus desde a mais tenra idade.

Pras esposas, exemplo de perseverança pois, após aproximadamente 20 anos de oração, obteve, como graça de Deus a conversão de seu esposo. Alguém que, entregue ao mundo, estava perdido e imerso na mais diversa sorte de pecados. Mas Santa Rita, junto de Deus, sempre acreditou em sua conversão.

Um exemplo para as turmas do "quem sou eu pra julgar" de hoje. Pois ela preferiu pedir a Deus a morte dos filhos do que ve-los pecando mortalmente pelo sentimento desenfreado de vingança pela morte violenta do pai. E, esses, antes da morte, obtiveram o perdão de Deus pelos maus sentimentos.

Um exemplo para as religiosas, levando uma vida de santidade e obediência à Igreja e a seus superiores.

Por fim, uma vida marcada por inúmeros milagres, seja durante sua caminhada nesse mundo, seja após a passagem para a Vida Eterna. Não é por menos que ela é popularmente conhecida por santa das causas impossíveis.
Não é a toa que, só no Brasil, pelo menos 17 cidades recebem o nome dela e sua intercessão como padroeira, além de inúmeras vilas e paróquias.

Mesmo hoje não sendo dia de preceito obrigatório, dentro de nossas possibilidades, vamos à Santa Missa e tirar o dia para rezar, pedindo a poderosa intercessão de Santa Rita, principalmente aqueles que necessitam de uma graça urgente junto de Deus ou para aqueles que já conseguiram, simplesmente agradecer.

Quem ainda não leu a biografia que a Ana teve o trabalho de escanear, leia.
E quem não tiver tempo para ler hoje, faça pelo menos as orações contidas nele. Será de grande proveito para nossas almas.

Deus abençoe a todos.

Santa Rita de Cássia, rogai por nós.

PAX

fonte:sucessão apostólica