sábado, 26 de setembro de 2009

Bento XVI: A imagem do Menino Jesus, com a ternura da sua infância, faz-nos ainda perceber a proximidade de Deus e o seu amor.



Bento XVI de joelhos reza diante da conhecida imagem do Menino Jesus de Praga venerada na Igreja de Santa Maria da Vitória em Praga ,capital da República Tcheca onde hoje chegou de visita.

Senhores Cardeais,

Senhor Prefeito e distintas Autoridades,

Caros irmãos e irmãs,

Queridas crianças,

Dirijo a todos a minha cordial saudação e exprimo a alegria de visitar esta Igreja, dedicada a Santa Maria da Vitória, onde é venerada a imagem do Menino Jesus, conhecida por todos como o “Menino Jesus de Praga”.

Agradeço a Dom Jan Graubner, Presidente da Conferência Episcopal, por suas palavras de boas-vindas em nome de todos os Bispos. Dirijo uma deferente saudação ao Prefeito e às outras Autoridades civis e religiosas, que desejaram estar presentes neste encontro. Saúdo-vos, caras famílias, que viestes tão numerosas para me encontrar.

A imagem do Menino Jesus faz-nos pensar imediatamente no mistério da Encarnação, no Deus Onipotente que se fez homem, e que viveu durante trinta anos na humilde família de Nazaré, confiado pela Providência ao premuroso cuidado de Maria e de José. O pensamento vai às vossas famílias e a todas as famílias do mundo, às suas alegrias e dificuldades. À reflexão associemos a oração, suplicando ao Menino Jesus o dom da unidade e da concórdia para todas as famílias. Pensamos especialmente naqueles jovens famílias, que devem fazer tantos esforços para dar aos filhos segurança e um futuro digno. Rezemos pelas famílias em dificuldades, provadas pela doença e pela dor, por aquelas em crise, desunidas ou feridas pela discórdia ou pela infidelidade. Confiemos todas ao Santo Menino Jesus de Praga, sabendo o quanto é importante a sua estabilidade e a sua concórdia para o verdadeiro progresso da sociedade e para o futuro da humanidade.

A imagem do Menino Jesus, com a ternura da sua infância, faz-nos ainda perceber a proximidade de Deus e o seu amor. Compreendemos o quanto somos preciosos aos seus olhos porque, graças a Ele, tornamo-nos filhos de Deus. Todo ser humano é filho de Deus e, pois, nosso irmão e como tal deve ser acolhido e respeitado. Possa a nossa sociedade compreender esta realidade! Toda pessoa humana seria então valorizada não por aquilo que tem, mas por aquilo que é, porque no vulto de todo ser humano, sem distinção de raça e cultura, brilha a imagem de Deus.

Isto vale sobretudo para as crianças. No Santo Menino Jesus de Praga contemplamos a beleza da infância e a predileção que Jesus Cristo sempre manifestou pelos pequenos, como lemos no Evangelho (cf. Mc 10,13-16). Quantas crianças não são amadas, nem acolhidas, nem respeitadas! Quantas são vítimas da violência e de toda forma de exploração da parte de pessoas sem escrúpulos! Possam ser reservados aos menores aquele respeito e aquela atenção que lhes são devidos: as crianças são o futuro e a esperança da humanidade.

Quero agora dirigir uma palavra particular a vós, queridas crianças, e às vossas famílias. Viestes numerosos para me encontrar e por isto vos agradeço de coração. Vós, que sois os prediletos do coração do Menino Jesus, sabei corresponder a seu amor e, seguindo Seu exemplo, sede obedientes, gentis e caridosos. Aprendei a ser, como Ele, o conforto dos vossos pais. Sede verdadeiros amigos de Jesus e recorrei a Ele sempre com confiança. Pedi a Ele por vós mesmos, pelos vossos pais, parentes, professores e amigos, e pedi também por mim. Mais uma vez obrigado pela vossa acolhida e de coração vos abençoo, enquanto invoco sobre todos a proteção do Santo Menino Jesus, da sua Mãe Imaculada e de São José.

BENEDICTUS XVI

Leia também o programa da viagem apostólica à República Tcheca.

Fonte: Santa Sé

Tradução: OBLATVS