terça-feira, 2 de junho de 2009

A agenda de Bento XVI nos próximos 4 meses


(2/6/2009) Bento XVI prepara - se para viver uma apertada agenda nos próximos meses, da qual fazem parte viagens, as férias no norte da Itália, a publicação de uma encíclica e possivelmente a visita do presidente dos Estados Unidos Barack Obama.
Alguns destes acontecimentos já são oficiais e foram anunciados pela Santa Sé nesta segunda-feira; outros estão ainda em fase de preparação, pelo que não podem ser considerados como seguros.
Segundo revela o calendário dos actos e viagens do Santo Padre para os próximos 4 meses, publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, no próximo dia 11, solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, o Papa presidirá a missa às 19h00 na basílica de São João de Latrão. A seguir, participará na procissão até a basílica de Santa Maria a Maior, que culminará com a bênção eucarística.
A 19 de Junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, às 18h00, na basílica de São Pedro, no Vaticano, o Papa presidirá as vésperas por ocasião do início do Ano Sacerdotal, nos 150 anos da morte de São João Batista Vianney, o Santo Cura de Ars.
A 21 de Junho, o Papa visitará São Giovanni Rotondo (Itália) para percorrer os lugares nos quais viveu o Padre Pio de Pietrelcina.
No domingo, 28 de Junho, às 18h00, na basílica de São Paulo Fora dos Muros, durante as primeiras vésperas da solenidade dos Santos Pedro e Paulo, Bento XVI encerrará o Ano Paulino.
A 29 de Junho, nessa solenidade dos apóstolos padroeiros da diocese de Roma, na basílica de São Pedro, às 9h30, o Papa presidirá a Santa Missa e imporá o sagrado pálio aos novos arcebispos metropolitanos do mundo.
Segundo anunciou nas semanas passadas o cardeal Renato Martino, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, nesse dia poderia ser apresentada a encíclica de Bento XVI dedicada à justiça social, após as duas precedentes sobre o amor e a esperança.

O calendário de celebrações do Papa para o mês de Julho não prevê nenhum encontro especial. Nesse mês, o Papa passará um breve período de férias no Vale de Aosta, em particular, na localidade de Les Combes, no povoado de Introd.
Segundo confirmaram fontes diplomáticas da Santa Sé e Estados Unidos, no mês de Julho, por ocasião da visita que realizará à Itália para participar na reunião dos países mais industrializados (Áquila, de 8 a 10 desse mês)o presidente Barack Obama poderá efectuar a sua primeira visita ao Papa. Por enquanto não houve confirmação oficial.
Ao voltar do Vale de Aosta, o Papa passará o resto do verão na residência pontifícia de Castel Gandolfo, onde realizará suas actividades quotidianas e terá os seus encontros normais com os peregrinos.
No sábado, 15 de Agosto, solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, presidirá a missa às 8h00, na igreja paroquial de São Tomás de Villanova, de Castel Gandolfo.
No domingo, 6 de Setembro, o pontífice realizará a sua visita pastoral a Viterbo-Bagnoregio, que se encontra perto de Roma.
De 26 a 28 de Setembro, empreenderá uma viagem apostólica à República Checa.