quarta-feira, 11 de março de 2009

CARTA DE BENTO XVI AOS BISPOS DE TODO O MUNDO SOBRE O LEVANTAMENTO DAS EXCOMUNHÕES


Carta do Papa aos bispos de todo o mundo sobre o levantamento das excomunhões: “Estou entristecido pelo fato de que mesmo os Católicos consideraram ter de me atingir com uma hostilidade pronta para o ataque”.

Circulam pela internet versões não oficiais que não publicaremos, já que a tradução portuguesa oficial será publicada amanhã pela Santa Sé. Apenas uma nota: o propósito do Papa de unir a Comissão Ecclesia Dei à Congregação para a Doutrina da Fé vem confirmar notícias sobre a aposentadoria do Cardeal Dario Castrillón Hoyos.

Já noticiamos anteriormente rumores de que o Arcebispo Raymond Burke assumiria o comando da Comissão. Entretanto, pode-se cogitar a própria dissolução da Ecclesia Dei, dividindo-se em dois órgãos internos de duas congregações: a do Culto Divino e a da Doutrina da Fé. Afinal, a missa tradicional foi reconhecida como uma forma do Rito Romano e, consequentemente, está em vigor em toda a Igreja; portanto, nada mais apropriado que ficar sob tutela da Congregação para o Culto Divino (cujo Prefeito lhe é muito favorável). E reconhecidas as “questões abertas” com a Fraternidade, é evidente que as conversações devem se dar com a Congregação para a Doutrina da Fé.

sao-gregorio-magnoEstando as normas do motu proprio Ecclesia Dei quanto à celebração do Rito de São Pio V ab-rogadas por Summorum Pontificum; tendo vários institutos já sido reconhecidos canonicamente pela Santa Sé (e alguns deles não pela Ecclesia Dei, mas pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada); as excomunhões dos bispos da FSSPX tendo sido levantadas pelo Papa e restando apenas as discussões doutrinais, a Comissão Ecclesia Dei praticamente perderia sua razão de ser. Ainda mais considerando a ineficiência da Comissão em impor-se ante as afrontas do episcopado — causado fundamentalmente por seu pequeno “porte”, já que o motu proprio “Ecclesia Dei” não lhe concede poderes para se sobrepor aos caprichos dos bispos –, coisa que só poderia ser combatida pelas Congregações “ordinárias” como uma matéria comum na vida da Igreja.

O art. 11 de Summorum Pontificum diz que a “Pontifícia Comissão ‘Ecclesia Dei’, erigida por João Paulo II em 1988, segue exercitando sua missão. Esta Comissão deve ter a forma, e cumprir as tarefas e as normas que o Romano Pontífice queira atribuir-lhe“. Veremos num futuro próximo quais serão estas disposições do Santo Padre.

Outro pequeno detalhe: amanhã é dia de São Gregório Magno

Fonte:fratres in unum