terça-feira, 23 de dezembro de 2008


Oblatvs
Didascália siríaca se deduz que o bispo estava à frente ou à testa da comunidade que olhava para o altar voltado para o oriente, tanto é que se lhe pede, caso entrasse um pobre, que lhe cedesse o lugar, coisa que não teria podido fazer se estivesse sentado de frente e sobre um trono. Mais uma vez isto que dizer humildade (cf. Sacramentum caritatis, 23).

(Chama a atenção para a diferença entre estar à frente e estar de frente. Está à frente aquele que conduz, voltado para a mesma direção. Está de frente quem está parado ou caminhando em direcção oposta.)
Por desnecessário que fosse teoricamente, gostaria de acrescentar alguns comentários de natureza prática.

1. Tanto os padres quanto os fiéis conhecem e apreciam a orientação comum versus Dominum. Provo-o com as adorações e Bênçãos do Santíssimo Sacramento, sempre muito valorizadas por todos, ao menos pelos que conheço. Não é incomum o padre colocar um genuflexório voltado para o altar e ali permanecer de joelhos, sem que se considere “de costas para o povo”.

É quando nos diminuímos de joelhos diante de Nosso Senhor, que nossa oração alcança sua misericórdia. Nossos fiéis são sensíveis a esta mudança de protagonismo e reconhecem esta atitude como mais adequada à adoração. É nesta posição que nós padres nos apresentamos a Deus como sacerdotes e não como animadores de grupos de oração. Quem quiser fique à vontade para me contradizer.